Mantenha o seu sindicato ativo e atuante.
Manifeste o seu apoio pagando a contribuição sindical do ano de 2019.

Mas por que pagar a contribuição sindical, se com a reforma trabalhista ela passou a ser facultativa? Essa é a principal pergunta que o trabalhador tem feito desde a última reforma. E muitos optaram em não contribuir, condenando à morte várias entidades. Fácil foi verificar que no ano de 2018 muitos sindicatos encerraram suas atividades e deixaram de oferecer seus serviços a seus representados, sindicalizados ou não.

Muitos só perceberam a importância da entidade sindical quando ela fez falta. Fez falta em conferir a rescisão do contrato de trabalho, que agora pode ser feita dentro da empresa, lá na sala do RH (nem no Ministério do Trabalho é feita a conferência), sentiu falta quando não foi negociado o reajuste salarial e quando não pode manter as conquistas anteriores. Sentiu falta quando não teve um advogado para fazer uma simples consulta.

Mas a nossa entidade ainda continua atuante, mesmo que com muitos sacrifícios. Alguns trabalhadores não sabem que o reajuste salarial não é automático, que a empresa não é obrigada a dar a PLR, que a lei garante que o adicional de horas extras é de apenas 50% e o adicional noturno de 20%, que não há lei que obrigue a empresa a fazer seguro de vida, a conceder plano de saúde ou a dar auxílio babá. Que a lei permite que a empresa faça o desconto das refeições fornecidas na empresa, que a empresa não é obrigada a dar vale refeição ou vale alimentação.

Todos esses benefícios são frutos de negociações entre o seu sindicato e a empresa. Ou alguém acredita que os aumentos concedidos pelos empresários são espontâneos? E a ampliação dos direitos, por acaso alguém acha que é apenas um gesto de bondade patronal?

Essas conquistas não vieram do nada e sem o sindicato tudo pode ser perdido.

O sindicato não possui outra fonte de renda que não as contribuições pagas pelos trabalhadores. Não recebemos nenhum subsídio do governo. Torna-se necessária a tomada de consciência dos trabalhadores para que eles próprios mantenham a sua entidade ativa e representativa.

Ao optarem em pagar a contribuição sindical, equivalente a apenas um dia do seu trabalho (valor do seu salário dividido por 30 – por exemplo, quem ganha R$1.500,00 pagaria o valor de R$50,00 por ano), teremos a certeza que o trabalho feito até aqui está no caminho certo. O valor é pequeno, mas que somado ao investimento feitos pelos demais, possibilita ao Sindicato manter sua estrutura, departamento jurídico, sistema de comunicação e de mobilização para defender os direitos da categoria.

O sindicato conseguiu para o trabalhadores do Pardini, entre outros benefícios: reajuste salarial, pagamento da PLR, a antecipação do pagamento da PLR, horas extras a 75%, adicional noturno de 25%, cartão alimentação, refeitório (com desconto simbólico), redução de 50% no desconto do vale transporte, auxílio funeral para ascendente, auxílio recém-nascido, auxílio creche, auxílio babá, seguro de vida em grupo, plano de saúde, conferência de rescisão no sindicato, aumento para 3 dias no direito de acompanhar filho menor ao médico e estabilidade em vésperas de aposentadoria.

Dra. Carolina Resende Dentista

Além disso, o trabalhador pode contar com um consultório odontológico com atendimento gratuito para os procedimentos básicos de profilaxia. Já estendemos esse benefício aos filhos menores e a partir de maio/2019 vamos ampliar para os filhos e cônjuges. E a depender de como será a participação dos trabalhadores, poderemos conceder, gratuitamente, a manutenção dos aparelhos ortodônticos.

Já temos diversos convênios que beneficiam os trabalhadores, dentre os quais destacamos o Clube CELP, Faculdade Pitágoras, Faculdade Arnaldo, Faculdade Unyleya (que oferece curso à distância e presencial), entre outros que podem ser conferidos em nosso site – www.sintralab.com.br .

Estamos buscando novas parcerias e estamos mobilizando voluntários nas unidades para nos ajudar a implementar novas atividades e eventos, dos quais gostaríamos de destacar: sorteios de vários brindes durante o ano, sejam de eletroeletrônicos, celulares, camisa de clube de futebol autografada, viagens, hospedagem em pousadas ou ingressos para o cinema.

Iremos organizar um torneio de futebol e um torneio de vôlei, voltado para todos os trabalhadores da categoria, mas com benefícios para trabalhadores contribuintes e para os trabalhadores sindicalizados.

Esses novos projetos, mobilizando a categoria, servirão para despertar na nossa classe a ideia de que a grande defesa dos direitos passa por uma entidade sólida, alicerçada em uma liderança forte.

Necessitamos destacar que a contribuição sindical é facultativa e o seu pagamento não implica na sindicalização propriamente dita. A sindicalização é outra coisa e depende da ato solene com o preenchimento de ficha individual de adesão e aprovação da diretoria. Mas, para contribuir com o sindicato, basta autorizar o desconto, assinando o “abaixo assinado” ou preenchendo a ficha de autorização em anexo.

Nosso recado é para você, trabalhador: Faça a sua contribuição. É importante que todos estejam organizados em torno da defesa dos interesses da classe.

——————————————————————————————————————–

Clique aqui e imprima a autorização de desconto


Nos  termos da Lei 13.467/2017, artigos  578, 579,  582 e  583, autorizo o INSTITUTO HERMES PARDINI S/A, a proceder o desconto  do meu salário, no  mês  de  março de  cada ano, a Contribuição Sindical Facultativa e recolher ao SINTRALAB/MG – SINDICATO DOS EMPREGADOS E TÉCNICOS EM LABORATÓRIOS BANCO DE SANGUE E ANÁLISES CLÍNICAS NO ESTADO DE MINAS GERAIS, CNPJ nº 00.534.766/0001-56, Código Sindical – 021.230.05446-6, e fazemos de livre e espontânea vontade a presente autorização, para que produzam os efeitos jurídicos necessários.

Belo Horizonte, ______________ , de fevereiro de 2019.

_____________________________________________________ ________________________

____________________________________________________ ________________________
Nome                                                                                   CPF                         

_____________________________________________________ ________________________

Assinatura                                                                            Matrícula no Pardini

Comments are closed.

Post Navigation